A actividade teve início às 10 horas da manhã, na SEDE da Célula & Membrana – Associação com o Jogo de Pares _ Trocas e Baldrocas. O jogo consiste primeiramente em formar pares e de seguida sentam-se os parceiros frente a frente e com quatro ilustrações viradas ao contrário e colocadas entre os dois. Seguidamente cada um dos elementos vira duas imagens que ficam colocadas para cima e iniciam um diálogo sobre as possíveis relações entre as quatro figuras. Todos os pares desenvolvem uma história com as figuras apresentadas.
A técnica utilizada é o jogo pedagógico com objectivo de desenvolver a linguagem verbal, a improvisação e a criatividade dos jovens. A metodologia é participativa, expositiva e activa, uma vez que todo o grupo participa activamente e se expõe perante os outros. De seguida efectuou-se a realização de convites para entregar aos parceiros do projecto e também o cartaz para divulgação da actividade final do Projecto que se realiza no dia 25 de Junho, pela 15h30 no Teatro Miguel Franco, em Leiria. Esta actividade consiste na Exposição de Fotografia “Olhares”, na visualização do Documentário “Anovelistas” e numa demonstração dramática com a orientação de Eva Rodrigues e englobada no projecto geral denominado “Com-FUSÃO”.
O almoço com os jovens foi no Praça Caffé, na Praça Rodrigues Lobo, em Leiria. No final do almoço fomos distribuir convites pelos parceiros do Projecto “Anovelistas”. Por volta das catorze hora e trinta minuto voltamos novamente para a SEDE da Célula & Membrana – Associação onde realizamos um Jogo de grupo _ O Objecto em que todos os elementos do grupo se sentam em círculo e é colocado no centro um objecto. Um de cada dirige-se ao centro, pega no objecto e desenvolve uma acção com ele.
A técnica é o jogo pedagógico importante para a improvisação de palavras, sons, atitudes, gestos e movimentos constituindo sequências de acções e situações. É ainda relevante para o desenvolvimento da linguagem verbal e gestual. Posteriormente efectuou-se o WorkShop _ BARULHEIRA!com o formador João dos Santos. O workshop propõe aos jovens a construção de uma máquina que desenhe, faça barulho e que demonstre a importância da relação do desenho com o som.
As técnicas utilizadas são a formação com a realização do workshop e as artísticas com recurso às artes visuais com o desenho.
A divulgação das actividades do Projecto “Anovelistas” efectivada no Blog, na página do Facebok, no Blog da Juventude da Cruz Vermelha, na página da Associação Célula & Membrana e outros meios digitais.
A técnica utilizada é a artística e as novas formas de cultura utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.


Os “Anovelistas” começaram a actividade do dia 4 de Junho, pelas 10 horas, na sede da Célula & Membrana – Associação. A actividade iniciou com um Workshop _ Video realizado por Bruno Carnide e Ivo Correia, alunos finalistas da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Raínha. Foram demonstradas durante a parte teórica algumas estratégias cinematográficas e sua utilidade como meio de comunicação, expressão e entretenimento, na actualidade. As técnicas utilizadas com o grupo são a formação, através do workshop e a artística recorrendo às novas formas de cultura nomeadamente, o filme. Seguidamente os jovens tiveram uma experiência prática de vídeo com as máquinas de filmar e filmagem dos jovens em diversos contextos no exterior, ou seja, no centro Histórico da cidade de Leiria e também nos seus contextos habitacionais, no Bairro Sá Carneiro e Quinta do Alçada.
As técnicas usadas com o grupo são a artística recorrendo às novas formas de cultura nomeadamente lúdica, com recurso ao exterior.

Pelas 13 horas, fomos almoçar à Pizzaria “Mister Pizza” no Centro Comercial D. Dinis, em Leiria.
No final do almoço fomos novamente para a sede da Célula & Membrana – Associação e fizemos um jogo de grupo intitulado “Ora falas tu…Ora falo eu…!”
Primeiramente o grupo é dividido em três grupos, cada um com três elementos incluindo o educador e de acordo com um tema previamente definido, os pequenos grupos dialogam entre si e posteriormente apresentam as suas conclusões aos restantes grupos. O tema escolhido pelos jovens foram os bairros sociais.
A técnica utilizada é a rotação ABC em que todo o grupo participa activamente e tem como objectivos desenvolver a criatividade, a atenção, a escuta e o diálogo para que assim, se possam formar atitudes participativas e cívicas. A metodologia é participativa, expositiva e também activa.

De seguida fomos fazer à Rádio IPlay da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Visitamos as Instalações da Rádio IPLay com os jovens do Projecto “Anovelistas”.
A técnica utilizada é a formação, visto que é uma actividade que proporciona a aquisição de conhecimentos ao nível da transmissão da informação e a importância da comunicação, através da rádio.
Posteriormente, os jovens participaram numa conversa/entrevista numa conduzida pela Doutora Maria João locutora da Rádio IPlay, acerca do projecto “Anovelistas” , das actividades que realizam e da importância que nem na ocupação dos seus tempos livres.
Esta actividade mostra a relevância da rádio como meio de comunicação e divulgação da informação e entretenimento.
A técnica usada é a artística servindo-se das novas formas de cultura e o uso dos meios de comunicação de massas, nomeadamente a rádio.
Por último efectuamos a divulgação do Projecto “Anovelistas”.A divulgação das actividades é efectivada no Blog, na página do Facebok, no Blog da Juventude da Cruz Vermelha, na página da Associação Célula & Membrana e outros meios digitais.
A técnica utilizada é a artística e as novas formas de cultura utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.


A actividade efectuou-se no dia 28 de Maio, período da tarde, das três às cinco horas, onde os jovens participaram numa actividade intitulada “Speed Stacking” que se realizou no Praça Caffé, na Praça Rodrigues Lobo em Leiria, em parceria com a ADN Space uma loja de vestuário e a Time Zone uma marca de roupa. Os jovens participaram ainda, no campeonato que se realizou durante a noite, entre as 22 horas e as 24 horas, no mesmo local e foram acompanhados novamente pela responsável do projecto “Anovelistas”, Liliana Carvalho. Os três jovens que participaram ganharam livros oferecidos pela ADN Space, T-Shirts e porta-chaves como presentes da Time Zone.
Esta actividade é um jogo pedagógico em que os jovens desenvolvem a capacidade de concentração, a rapidez, o equilíbrio, a motricidade fina, as regras e principalmente incutir nos jovens o espírito desportivo apesar de ser uma competição. Outro dos aspectos relevantes é o incentiva-los a não desistirem mesmo que existam dificuldades iniciais. E foi assim o nosso dia!!!!

A actividade do dia vinte e um de Maio teve início às dez horas e trinta minutos, na sede da Célula & Membrana – Associação com o jogo de grupo intitulado “O que vês?”. O jogo começa com todos do grupo sentados à volta de uma mesa e são apresentadas imagens sobre vários temas, sociais, políticos, económicos, religiosos, entre outros. Pretende-se que se desenvolva um pequeno debate acerca das imagens. O Fotoproblema moral é uma técnica para grupos de diagnóstico e de formação em que se trata de analisar e avaliar uma situação e tem como objectivo, o desenvolvimento da observação, a percepção de diferentes problemas e o sentido crítico dos jovens. A metodologia empregada é a participativa, expositiva e activa.
Jogamos ainda, ao jogo de grupo “Aqui vai a bomba!”. Este jogo foi realizado a pedido dos jovens. É um jogo de roda e um dos elementos do grupo está sentado no chão de olhos vendados e conta até cinquenta, os restantes elementos rodam entre si um lenço. Quando chega ao número quarenta e cinco, o elemento que está no centro diz ao restante grupo o número e quando chega aos cinquenta o elemento da roda que tiver o lenço, ou seja, a bomba na mão fica sentado no chão e o lenço já não passa por ele. Assim, ganha o último elemento que fica de pé.
De seguida realizou-se o segundo artigo para o Jornal de Leiria. Artigo realizado pelos jovens acerca das actividades realizadas no decorrer do projecto. O artigo para o jornal tem o apoio de Jacinto da Silva Duro, jornalista do Jornal de Leiria e sai durante o mês de Maio, no Jornal de Leiria. A técnica de dinâmica de grupo utilizada é a artística através da linguagem e a literatura para a construção do artigo.
Houve ainda tempo para uma sessão de esclarecimento realizado por André Carmo, membro do Interact Club de Pombal. O Interact é um grupo de apoio comunitário constituído por jovens com idades compreendidas entre os doze e os dezoito anos e apesar de, o foco de acção principal ser em Pombal, o Interact Club de Pombal decidiu colaborar com a iniciativa do projecto “Anovelistas” desenvolvido em parceria com a Associação Célula & Membrana e a Juventude da Cruz Vermelha – Delegação de Leiria. A sessão de esclarecimento realizada incidiu nos temas sobre doenças sexualmente transmissíveis e consumo de drogas e foi uma sessão muito interactiva e participativa por parte dos jovens que se mostraram muito interessados nos temas.

Por volta da uma hora da tarde fomos almoçar ao restaurante Tua Tua- Cozinhartes, no Centro Histórico de Leiria. Os jovens tiveram oportunidade de ver no local algumas das obras expostas de vários artistas que passam pelo restaurante. Foi um momento de lazer muito agradável e de troca de experiências entre os jovens e os adultos presentes durante o almoço como a estagiária em educação social Liliana Carvalho, Anabela Gameiro voluntária da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Leiria, Paulo Faustino, Regina Santana e André Carmo.
Cerca das duas horas e trinta minutos continuou-se com as actividades programadas e foi-se para o m|i|mo, o Museu da Imagem e Movimento de Leiria para o visionamento do filme com os jovens com o nome “O Jogo” de Júlio Alves, na sala de Audiovisuais. O filme é sobre Félix, um miúdo com Síndrome de Down, apaixonado por futebol, tem uma oportunidade de ser titular num jogo contra a equipa da escola rival. As técnicas utilizadas são as novas formas de cultura, nomeadamente o filme. O filme começou às três horas e teve a duração de trinta minutos. No final do filme foi-se para o bar do museu onde se realizou um pequeno debate acerca do filme e foi a surpresa do dia porque todos os jovens perceberam a mensagem que o filme transmitiu e todos eles se mostraram solidários com o que viram alterando assim alguns comportamentos que foram verificados no início do projecto relativamente à deficiência. Posteriormente escreveram um pequeno resumo sobre o filme.Foi realmente uma boa experiência em que todos os jovens estiveram em sintonia e em que todos comprovaram que há algo que os une enquanto elementos de um grupo. Por volta das quatro horas e trinta minutos e como lhes tinha prometido na semana anterior fomos à Feira de Maio. Foi um final de tarde em grande com direito a volta de carrossel e carros de choque.
Às cinco e meia foi hora de levar os jovens a casa, assim fomos na carrinha da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Leiria acompanhados também pela Anabela Gameiro.
E assim…foi mais um dia com os jovens do projecto “Anovelistas”!!!

No Domingo, dia 8 de Maio,por volta das sete e quarenta e cinco da tarde, os jovens participaram numa actividade surpresa, cujo parceiro foi a Óptica Central de Leiria. Esta actividade surgiu numa dinâmica de grupo, o brainstorming onde os jovens foram dizendo actividades que gostariam de realizar no decorrer do projecto e uma das actividades que obteve maioria foi a ida a um Jogo de Futebol. Assim foi, no dia de ontem, os oito jovens foram assistir a um jogo de futebol, no Estádio Magalhães Pessoa, entre a União Desportiva de Leiria e o Naval, no camarote da Óptica Central de Leiria.
O jogo teve início às oito e cinco da noite e terminou por volta das dez horas. Quando o jogo acabou foi-se levar os jovens a casa na carrinha da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo estes acompanhados pela estagiária em educação social, Liliana Carvalho na Associação Célula & Membrana e por Anabela Gameiro responsável pelos projectos da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa-Delegação de Leria.

Foi um fim de tarde muito animado com a Visita do VISTINHAS, a mascote da Óptica Central de Leiria e segundo os jovens um fim-de-semana em grande onde se divertiram muito durante as actividades…



O dia começou por volta das 10 horas, na Sede da Associação Célula & Membrana com o jogo de grupo “Imagina…” O grupo está todo sentado em fila horizontal e um dos elementos está em frente sem usar a voz, apenas gestos e movimentos e tenta reproduzir acções diárias e os restantes tentam adivinhar o que este quer dizer. Todo o grupo participa e cada um tem uma acção que vai realizar individualmente.
A dinâmica de grupo é o jogo pedagógico, sendo este importante para a utilização espontânea das atitudes, gestos e movimentos e o treino da linguagem não verbal.

Na sede da Associação Célula & Membrana visitou-se a Exposição de desenho e projecção de vídeo “Conjectures and Refutations #1 to #6 ( and, if you can, #7 )” do artista Filipe Felizardo, Exposição de desenho fruto das suas investigações enquanto residente na ZDB:”descrição de procedimentos visuais no estudo do Multiverso Epistemológico. Realizado em residência de investigação na Galeria ZDB, Lisboa”. As técnicas utilizadas são a difusão, ou seja, o acesso a determinados bens culturais e a artística com recurso às artes visuais, nomeadamente o desenho artístico.
Seguidamente realizou-se um workshop de fotografia com os formadores Zito Camacho e Ricardo Graça destinado a apresentar aos jovens a fotografia digital como meio de comunicação e expressão. Posteriormente c efectuou-se uma caminhada com os jovens com a finalidade de proporcionar a cada um descobrir o Centro Histórico da cidade de Leiria através de um olhar fotográfico.
A técnica utilizada para o grupo é a formativa e também lúdica utilizando o exterior, como contexto.

O almoço foi às 13 horas, no Restaurante Porto Artur, no Centro Histórico de Leiria e no final aproveitou-se para por a conversa em dia com os formadores e alargando assim, as redes sociais dos jovens…

Durante a tarde, como combinado foi-se ao Museu da Imagem e Movimento de Leiria para a visita guiada à Exposição Permanente “Oficina do Olhar” dispõe de maquetas de brinquedos e instrumentos ópticos históricos. Foram construídos por estudantes de cinema experimental sob a orientação de Professor Heinz Pramann, com apoio técnico de Kurt Mankel e Georg Hoffmann. As imagens são de autoria de crianças alemãs e portuguesas conjugando princípios de aparelhos históricos com algumas variações com o fim de (re)criarem novos objectos. Os jovens tiveram a oportunidade de verificar a evolução da fotografia e do cinema ao longo dos tempos, assim como puderam verificar as técnicas utilizadas para gerar movimento. A oficina do olhar tem um teor prático onde o manuseamento de todos os objectos é permitida.
A técnica utilizada nesta actividade é a difusão através do património herdado para Museus Culturais servindo-se da cultura viva.

Iniciou-se o dia ás 10 horas na sede da Associação Célula & Membrana com o Jogo de Grupo “ A palavra é…” em que todos os elementos do grupo estão sentados em círculo onde se começa a desenvolver um tema escolhido pelos jovens e quando o orientador do grupo disser “STOP” o grupo terá de repetir a palavra que foi dita pela última pessoa. O jogo tem como objectivo o desenvolvimento da atenção e da tolerância relativamente à escuta.

Em seguida realizou-se um Workshop “Como criar um Blog” e contou com a presença de Paulo Faustino.O Workshop teve como objectivo ensinar os jovens a construir um blog e uma página no Facebook para o projecto “Anovelistas”. Oficina de Inclusão Digital destinada a revelar a importância da comunicação e divulgação da informação na actualidade, assim como a criação de uma identidade própria.  Um factor relevante referido foi os perigos da utilização indevida das redes sociais.

O almoço realizou-se na Konopizza situada no Centro Histórico de Leiria, por volta das doze horas e trinta minutos, com os jovens e o formador do workshop. A Konopizza é um dos parceiros deste projecto e a sua colaboração foi de estrema importância pois proporcionou aos jovens um contacto diferente com este tipo de alimentação. Quando o almoço terminou permaneceu-se cerca de trinta minutos na Praça Rodrigues Lobo onde os jovens puderam estar à vontade.

Às duas horas e quinze minutos começou-se a caminhar para o m|i|mo, o Museu da Imagem e Movimento de Leiria onde os jovens participaram num Workshop sobre a Exposição “Positivo e Negativo”.

Este workshop foi realizado por Patrícia Martins e consistiu no conceito de arte e cultura com a observação de diferentes tipos de arte englobando a escultura, a pintura, o desenho, a fotografia. Depois efectuou-se um jogo “O que está debaixo da mesa” em que os jovens individualmente iam para baixo de uma mesa tapada e escura, apenas com uma lanterna acesa. Posteriormente os participantes faziam um desenho com o que tinham observado. Este jogo foi de estrema relevância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade dos jovens.

Às dezasseis horas efectuou-se a Visita Guiada á Exposição “Positivo e Negativo” no m|i|mo em Leiria pelo Comissário João Pinharanda e artista Pedro Calapez.

A Fundação EDP apresenta no m|i|mo uma parte da sua colecção de arte. As obras de pintura, escultura, desenho, gravura ou fotografia escolhidas para a primeira fase desta colaboração exploram valências anteriores à experiência fotográfica, como os jogos de luz e sombra e as soluções de moldagem, mas usam também nos seus processos criativos os saberes aprendidos nas práticas da revelação fotográfica, da reprodução mecânica das formas e da fixação fílmica do movimento.

TerminadaPositivo Negativo a exposição às dezassete horas, os jovens lancharam e de seguida regressaram a casa acompanhados pela Anabela Gameiro na carrinha da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Leiria.

Foi um dia bastante positivo, na medida em que se proporcionou aos jovens um dia diferente e as actividades realizadas tinham como objectivo facultar aos jovens novas competências ao nível das redes sociais, da arte e dos espaços culturais da cidade. Concluindo, as actividades apontam para trilogia que pretendo reunir com este projecto, ou seja, os jovens, a cultura e a comunidade.

Nove jovens de Leiria estão a participar no “Com-FUSÃO”, projecto de carácter social criado pela Delegação de Leiria da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa, coordenado por Diana Rodrigues e Anabela Gameiro em parceria com a Célula & Membrana – Associação.

O projecto divide-se nas vertentes de Expressão Dramática ” Red Cross Crazy Guys”  sob a orientação de Cristina Rodrigues e  Educação para a Cultura com o nome “ Anovelistas” implementado por Liliana Sofia Carvalho, aluna finalista do curso de Educação Social na ESECS – IPL, em estágio curricular na Célula & Membrana – Associação. Este projecto enquadra-se no estágio e consiste na ocupação de tempos livres dos jovens do Bairro Sá Carneiro e Quinta da Alçada, do concelho de Leiria, com idades compreendidas entre os 11 e os 15anos de idade.

Este grupo de participou num workshop de “Escrita Jornalística” e oficina de escrita, em parceria com o JORNAL DE LEIRIA, na sede do colectivo a9)))), incluído no programa de actividades do projecto “Anovelistas”.

Os improvisados jornalistas ouviram as explicações do jornalista do jornal e fizeram várias perguntas sobre a arte de escrever notícias.

Ficam aqui vários excertos dos trabalhos.

“No nosso grupo, há várias raparigas. A Natacha, a Daniela, a Catarina, a Ana e a Inês. Há também quatro rapazes que se chamam Ricardo, Wilson, Marcelo e eu que sou o Igor.” (Igor Trindade)

“Realizamos actividades no âmbito da expressão dramática e da educação para a cultura, através da fotografia, cinema e jornalismo.” (Marcelo Páscoa)

“Estamos entre as idades de 11 e 16 anos e no dia 2 de Abril, Sábado, estivemos na a9)))) a realizar uma redacção.” (Ricardo Silva)

“O objectivo do “Com-FUSÃO” é aprendermos a conhecer-nos melhor a nós próprios e aos outros. Cada um tem a sua opinião e ‘mete piada’ quando começamos todos a discutir.” (Natacha Páscoa)

“Conhecemos um dos jornalistas de Leiria e foi muito fixe.” (Daniela Silva)

“Também conhecemos como se trabalha com o jornal.” (Wilson Trindade)

“Foi interessante ver a forma como o jornalista do JORNAL DE LEIRIA, Jacinto Silva Duro, nos ensinou algumas regras de jornalismo.” (Ana Lopes)

“No fim de tudo, fomos fazer uma notícia [esta] para o JORNAL DE LEIRIA.” (Catarina Francisco).